Home / Água / Artigo fala do ataque ao meio ambiente no Brasil

Edição recente da Science traz artigo de pesquisador do Inpa sobre o perigo que as novas iniciativas que tramitam no Congresso podem trazer para o meio ambiente

redacao

da redação

O mundo está de olho! Em artigo recente na prestigiosa revista Science, Philip Fearnside, doutor em biologia e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), demonstrou uma grande preocupação com as propostas de leis e emendas voltadas para o licenciamento ambiental no Brasil.

 

Ao falar da PEC 65, ele manifestou uma surpresa, que depois de quatro anos a proposta tenha saído das comissões da câmara, e uma preocupação: que a proposta pregue o fim do licenciamento ambiental para grandes obras de infraestruturas, como barragens e rodovias, fazendo com que a mera apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) promova sua aprovação automática. Em resumo: fazendo com que o projeto seja concluído sem qualquer possibilidade de questionamento ou paralisação.

Para ele, pior ainda seriam a representatividade da câmara e a distância quanto ao que os brasileiros desejam. “As decisões políticas sobre as questões ambientais muitas vezes não refletem os interesses da população como ficou claro em 2011, quando a Câmara dos Deputados votou por uma margem de sete-para-um para reduzir as proteções ambientais do Código Florestal, apesar de 80% da população brasileira ser contra qualquer mudança no Código na época”, afirmou o pesquisador.

Ao concluir o seu artigo ele chama a atenção para muitas outras propostas atentatórias ao meio ambiente que ainda devem emergir das profundezas do Congresso diante do cenário político atual. Se quiser ler o artigo na íntegra clique abaixo.

Categoria:

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

68 − = 63