Home / Terra / Os alimentos mais tóxicos

A Anvisa revela quais os campeões de envenenamento por agrotóxicos no Brasil, e apenas a batata saiu ilesa da testagem. Confira a lista "negra" com os mais perigosos

veneno

da redação

Sabe aquele produto com uma cor bem viva, um vermelho incrível, verde brilhante ou amarelo luminoso? A Branca de Neve também caiu nessa com uma maçã, lembra? Um alimento belo pode estar encharcado de agrotóxicos, levando veneno à sua mesa e seu corpo, podendo causar intoxicações, malformação de fetos, alergias e problemas no sistema nervoso ou algo ainda pior, como um câncer.

Isso acontece porque o Brasil ainda é um dos campeões mundiais no uso de venenos como agrotóxicos no campo. Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou os alimentos mais “intoxicados” do país e apontou que um terço de todos os vegetais testados tem mais veneno que o que seria aceitável – aceitável!?

A testagem envolveu 18 tipos de alimentos e 2,5 mil amostras na última edição do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa. Os parâmetros envolveram a presença de agrotóxicos acima do nível permitido e ainda quando não é autorizado seu uso no cultivo.

O único representante que passou sem contaminação nas amostras foi a batata. E do outro lado da “balança” estão o pimentão (com 91,8% de amostras contaminadas), seguido por morango, pepino e alface. Se for inevitável o consumo, que o alimento seja muito bem lavado e higienizado, mesmo que não exista a garantia de descontaminação.

Veja a seguir a lista completa dos 18 alimentos da pesquisa, e não custa lembrar que a produção de orgânicos é totalmente livre de venenos, contaminação e afins. Portanto, conheça a origem do produto que será consumido!

Contaminação por percentual de amostras:

18º - Batata 0%
17º - Cebola 3.1%
16º - Manga 4%
15º - Repolho 6.3%
14º - Feijão 6.5%
13º - Arroz 7.4%
12º - Maçã 8.9%
11º - Laranja 12.2%
10º - Tomate 16.3%
9º - Mamão 30.4%
8º - Couve 31.9%
7º - Beterraba 32.6%
6º - Abacaxi 32.8%
5º - Cenoura 49.6%
4º - Alface 54.2%
3º - Pepino 57.4%
2º - Morango 63.4%
1º - Pimentão 91.8%
Categoria:

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =