Home / Terra / Brasil: laranja e abacaxi trazem mais veneno

Nova pesquisa da Anvisa mostra que as duas frutas são as com mais agrotóxicos por amostragem entre 25 categorias de alimentos

laranja

da redação

Frutas na berlinda. Análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revela que laranja e abacaxi são os alimentos mais perigosos entre 25 categorias auferidas pelo órgão por conter resíduos acima do tolerável de agrotóxicos.

De um total de 744 amostras de laranja, 90 delas, ou pouco mais de 12%, traziam mais traços de veneno que o mínimo aceitável, colocando assim em risco a saúde dos consumidores. Na maior parte, associados ao agrotóxico carbofurano, que está em processo de reavaliação pela agência. No caso do abacaxi, das 240 amostras algo como 5% apresentaram o mesmo risco com resíduos do veneno carbendazim.

Uma notícia não tão alarmante é que das 12.051 amostras coletadas dentre as 25 categorias de alimentos pesquisados – com cereais, frutas e hortaliças – em supermercados, algo como 134, pouco mais de 1%, apresentaram riscos à saúde. Lobo abaixo da laranja e do abacaxi, apareceram uva e couve com pouco mais de 2% de amostras tóxicas.

O estudo é o primeiro do gênero realizado pela Anvisa, que antes apenas monitorava o uso de venenos no campo. No entanto, o relatório da agência minimizou os resultados ao afirmar que as cascas da laranja e do abacaxi tem a possibilidade de proteger a polpa dos agrotóxicos. Mesmo assim, fica o aviso e o alerta! E, claro, como os orgânicos são livres de agrotóxicos seu consumo é muito mais saudável.

Categoria:

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + = 16